quarta-feira, 11 de maio de 2011

Caka faz a melhor etapa do ano com patrocínio da FIAT

Trofeo Linea de kart viu as vitórias de Rodrigo Lara (Chassi Novo), Roberto Santos (Placa Preta), Carolina Vilanova (Dilma) e Rafael Casado (Foca) na 4ª etapa do Campeonato Automotivo de Kart.

Abrindo as comemorações oficias do Dia das Mães, a montadora Fiat aproveitou a chance para patrocinar a 4ª etapa do Caka – Campeonato Automotivo de Kart com o Trofeo Linea de kart, disputado no dia 5 de maio no tradicional Kartódromo Premium-Interlagos. O que se viu foi a melhor etapa da longa história deste certame mundial de kart indoor, com a participação de 31 representantes da imprensa automotiva internacional.

“O Racing Festival foi realmente um sucesso. E tudo isso começou já na 5ª-feira que antecedeu o evento, na etapa TROFEO LINEA do mais disputado, acirrado e loroteiro campeonato de kart do universo, o Caka. As fotos e filmagens já foram enviadas a uma tradicional marca de carros vermelhos, a pedido do piloto brasileiro oficial desta Scuderia, para sua possível substituição em 2056”, comentou Ricardo Dilser, responsável pela área de competições da Fiat e ‘olheiro’ de equipe de Fórmula 1. 

“Até lá, devo ter uns 90 anos de idade e, pelo que vi, poderei ser substituído sem problemas por qualquer integrante do Caka. Eles já pilotam como se tivessem esta idade e reclamam como qualquer senhor ou senhora com mais de 90 anos”, teria dito o pequeno piloto oficial do time italiano, que ainda não sabe fazer contas. Em 2056 ele será um jovem de 75 anos e na verdade já poderá ser aceito na categoria Placa Preta, caso prove a suficiente competência para fazer Caka.

Os vencedores do Trofeo Linea de Kart foram Rodrigo Lara (Site UOL), na categoria Chassi Novo, Roberto Santos (Site WebTranspo), na Placa Preta, Rafael Casado (Jornal Auto Jornal), entre os Foca e Carolina Vilanova (Revista O Mecânico), na modalidade feminina Dilma.

Com o grande número de participantes o Caka foi obrigado a desmembrar os membros – inferiores e superiores – em duas baterias diferentes. Os jovens da categoria Caka formaram o primeiro grid com 20 participantes, sendo quatro estreantes e um convidado (Daniel Simenetti – FIAT). A pole position ficou com o notívago Gerson Campos (Revista Carro). A corrida foi extremamente disputada e Rodrigo Lara (Site UOL) acabou vencendo a sua terceira prova na temporada. 

“Foi ótimo voltar a vencer no Caka, nessa que, para mim, foi a melhor etapa desde o início do campeonato. De qualquer maneira, a corrida foi muito boa. E o melhor da vitória não foi o meu desempenho em si, mas em ver que ela foi conquista diante de adversários valorosos. Enfim, estou muito contente”, declarou. “Aliás, gostaria de agradecer especialmente à Fiat por apostar no nosso talento, ou na nossa falta de talento, enfim. Queria agradecer por ela pagar nossa etapa, mesmo que não acredite no nosso potencial”, emocionou-se, antes de ir para a Avenida Paulista comemorar uma união estável. “Peço desculpas pela ausência na festa do pódio. Foi por um bom motivo”.

Primeiro perdedor, mas autor da volta mais rápida, Gerson Campos choramingou ao final da peleja. “Foi show. Da próxima vez vou ficar mais atento na hora em que o (Rodrigo) Lara drenar meu fluído de freio antes da largada, seu safado. Realmente, um kart que perde o freio no meio da corrida é uma condição super normal. Bom, pra o Rodrigo (Lara) fica, então, a melhor volta que fiz e os sete décimos de segundo sobre o segundo – ele, Rodrigo Lara - na classificação. Dá próxima vez você corre em vez de falar”.

A segunda bateria reuniu as categorias Placa Preta, Foca e Dilma, formando um grupo de 17 jornalistas-pilotos. E aqui também um estreante conquistou a pole position: o velho Roberto Santos (Site WebTranspo). Na prova ele sumiu na frente, deixando o dublê (ou quadrúpede?) de jornalista-piloto-promotor-organizador J. Alberto Otazú (Jornal Auto Jornal) num longínquo segundo lugar.

“Após marcar o melhor tempo na classificação, consegui largar bem e utilizando como base a velocidade da informação do Portal Webtranspo, também mantive uma boa velocidade na prova, conseguindo concluir a mesma em primeiro. O grande barato da prova e do evento do "CAKA" está ligado fora das pistas com as desculpas da mais variadas dos participantes, uma hora é o kart, ou então a pista, a iluminação, o cansaço e tudo mais, mas sempre com bom humor e de maneira saudável. Espero poder participar outras vezes”, disse.

Entre os nove anciões da Placa Preta cinco faziam a sua estréia. Mostrando a sua extrema importância na formação de velhos valores, o Caka abrigou um jornalista de Portugal, que está militando no segmento automotivo brasileiro há poucos anos. “Foi com muita alegria que fiz parte pela primeira vez do grid do Caka, podendo partilhar com vocês esta paixão por tudo o que tem quatro rodas e motor. Agradeço aos caros colegas e adversários na pista pelos momentos saudáveis de competição e lazer. Foram muitas voltas de disputa bonita com Sérgio Quintanilha (Revista Motor Quatro) que conseguiu ficar na minha frente. Foi também marcante para a Caka a minha contribuição para a internacionalização da categoria, que agora conta com piloto de outra nacionalidade. Como se isso fosse importante, ora pois!”, admitiu o português Arthur Semedo (Jornal Publiracing).

Mostrando que vai fazer de tudo para alcançar a liderança da categoria Dilma depois de se ausentar de uma etapa, Carolina Vilanova (Revista O Mecânico) foi avassaladora, largando da primeira posição e vencendo pela segunda vez consecutiva. 

“Largar da pole position foi estratégico, quando vi que todas as minas estavam pra trás, relaxei! Daí, dois marmanjos começaram a se estranhar bem na minha frente, pensei: isso vai dar namoro ou merda, então, para evitar um menage a trois fora da pista, tirei o pé e deixei os dois a sós. Foi quando ninguém menos que o Tite (Geraldo Simões), aquele que não é doença de ouvido, quis tirar uma casquinha do namoro à frente e me passou. Ainda tentei recuperar a posição, mas como ele é mais velho, foi o meu mentor - e eu devo esse respeito a ele - deixei de travar uma batalha para segui-lo. Afinal, se você não pode vencê-lo, gruda na traseira dele e copia tudo o que ele faz.....”, justificou Carolina Vilanova. 

Finalmente, para incredulidade geral, o solteiríssimo Rafael Casado (Jornal Auto Jornal) largou da pole position e venceu pela primeira vez em sua segunda participação entre os novatos da categoria Foca. “Novamente o plano de se divertir com os amigos jornalistas do setor automotivo deu certo! Esforcei-me tanto para vencer que quase fiz 'cakinha', ainda bem que deu tempo de terminar e ir ao banheiro!”, suspirou mais corado. 

“Fiquei feliz pela minha primeira vitória e mal pude esperar para subir no degrau mais alto do pódio! Porém, o organizador dessa 'caka' se 'embananou' e colocou o meu rival Alexandre Akashi (Jornal Oficina Brasil) como o vencedor! Será que é tão inacreditável assim eu vencer? Admito que sim! Não agüentei ver aquela cena do líder da Foca saindo com o meu troféu, e antes de eu começar a chorar e ligar pra minha mãe, o 'organizador' revisou o resultado e constatou que por mais incrível que pudesse parecer, eu realmente havia vencido! Finalmente pude subir ao pódio e levantar meu troféu! O Akashi está na minha frente na pontuação geral, mas por mais que eu faça 'caka' vou fazer de tudo para ultrapassá-lo. Vai ser como Ayrton Senna e Alain Prost”.

Nesta etapa novamente houve o sorteio de luvas, colares cervicais e balaclavas coloridas de kart ofertadas pela Corsa Racing, fabricante de vestuário para pilotos. E o Cakiano Geraldo ‘Tite’ Simões (Site Best Cars) mais uma vez sorteou o seu hilário livro “O Mundo é uma Roda”. Para promover o nosso lema “Se beber não faça Caka. Se fizer Caka, beba”, foi distribuída desta vez a cachaça popular ‘Canjibrina’ para todos os participantes. E mais uma vez os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféus criados e fornecidos pela Inarco International Art (www.inarco.com.br), agora com a inscrição Trofeo Linea. 

Durante todo o evento os jornalistas e convidados puderam desfrutar (sim, tinha frutas) de um Buffet montado pela Fiat. Mantendo a tradição, ao final do encontro todos os participantes e convidados puderam comer um bolo, desta vez com uma homenagem à Fiat, a mais nova mãe dos jornalistas que fazem Caka. 
Olhando para as arquibancadas, para toda a decoração no Kartódromo Premium-Interlagos – que além de faixas e placas da Fiat tinha um Linea de competição exposto -, e com cara de fome para o farto bufett montado na sala VIP, Ricardo Dilser não se conte e disparou. 

“Estamos estudando futuros patrocínios para os próximos Caka, afinal de contas existe uma demanda enorme para autoramas, vídeos-game, pilotos de carrinhos de bebe e de supermercado. Brincadeiras a parte, foi um prazer para toda a equipe da Fiat reencontrar nossos colegas de imprensa em um ambiente descontraído, com cheiro de gasolina e repleto de boas (Sic) histórias”, confessou em voz alta, claramente com a intenção de abalar a confiança e minar as pretensões de Caíque Ferreira (Renault), Eduardo Pincigher (JAC Motors) e Luiz Arthur (FPT), que estavam presentes no empurra-empurra da fila para patrocinar as próximas etapas do Caka. 

Aproveitando-se de sua estatura Luiz Arthur venceu o embate e esbravejou oficialmente que a próxima etapa, no dia 6 de junho (segunda-feira) será apoiada pela Fiat Powertrain Technologies.

Veja a pontuação do Campeonato Automotivo de Kart – Caka após 4 etapas:

Categoria Chassi Novo

1) Rodrigo Lara (Site UOL Carros), 83 pontos;
2) Rafael Freire (Revista MotorShow), 61;
3) Daniel Messeder (Revista Auto Esporte), 50;
4) Roberto Assunção (Site Interpress Motor), 35;
5) Juliano Barata (Site Jalopnik), 33;
6) Rodrigo Mora (Site IG Carros), 32;
7) José Leme (Revista Car Magazine), 28;
7) Rodrigo Ribeiro (Site Webmotors), 28;
9) Diogo de Oliveira (Site Carsale), 27;
10) Marcelo Povreslo (Auto Jornal), 26;
11) Alexandre Villela (Revista O Mecânico), 25;
12) Gerson Campos (Revista Carro), 20;
13) Cláudio de Souza (Site UOL Carros), 19;
14) Christian Sérgio (Programa Alta Rotação), 16;
15) Denis Freire de Almeida (Portal R7), 12;
16) André Laranjeira (Site Auto Estrada), 10;
16) Marcos Silva (Revista Auto & Técnica), 10;
18) Eduardo Hiroshi (Jornal Agora), 9;
18) Rodrigo Leite (Revista Car and Drive), 9;
20) Cesar Tizo (Revista Carro), 6 pontos.

Categoria Placa Preta

1) Luiz Pandini (Revista Club News), 86 pontos;
2) Tite Simões (Site Best Cars), 55;
3) Hairton Ponciano Voz (Revista Auto Esporte), 42;
4) Chico Reis (Revista Caminhoneiro), 41;
5) Roberto Santos (Site WebTranspo), 25;
6) André Gomide (Jornal Veículos), 20;
7) Sérgio Quintanilha (Revista Motor Quatro), 14;
8) Artur Semedo (Jornal Publiracing), 12 pontos.

Categoria Dilma

1) Luciana Bulgarelli (Revista Car Stereo), 85 pontos;
2) Carolina Vilanova (Revista O Mecânico), 75;
3) Larissa Florêncio (Site Carsale), 66;
4) Milene Rios (Jornal do Carro), 16;
5) Julia Ziwllig (Revista Transporte Mundial), 12 pontos.

Categoria Foca

1) Alexandre Akashi (Jornal Oficina Brasil), 86 pontos
2) Bruno Guerreiro (Revista Rod & Custom), 61;
3) Rafael Casado (Auto Jornal), 45;
4) Leandro Álvares (Jornal do Carro), 20;
5) Fábio Figueiredo (Revista O Carreteiro), 16 pontos.

Trofeo Linea de Kart
RESULTADO CHASSI NOVO
  
1) Rodrigo Lara (Site UOL Carros), 19 voltas em 17min16s460;
2) Gerson Campos (Revista Carro), a 1s260;
3) Rafael Freire (Revista MotorShow), a 2s350;
4) Marcelo Povreslo (Auto Jornal), a 20s280; 
5) Denis Freire de Almeida (Portal R7), a 23s140;
6) Rodrigo Ribeiro (Site Webmotors), a 24s490;
7) Diogo de Oliveira (Site Carsale), a 25s370;
8) Rodrigo Mora (Site IG Carros), a 34s520;
9) Juliano Barata (Site Jalopnik), a 42s630;
10) Cesar Tizo (Revista Carro), a 43s830;
11) Daniel Messeder (Revista Auto Esporte), a 48s010;
12) Daniel Simonetti (FIAT), a 54s930; CONVIDADO
13) Rodrigo Leite (Revista Car and Drive), a 1 volta;
14) Roberto Assunção (Site Interpress Motor), a 2s990;
15) José Leme (Revista Car Magazine), a 9s430;
16) Marcos Silva (Revista Auto & Técnica), a 19s820;
17) Alexandre Villela (Revista O Mecânico), a 22s830;
18) Christian Sérgio (Programa Alta Rotação), a 2 voltas;
19) Ícaro Bedani (Revista Carro), a 1min25s510;
20) Cláudio de Souza (Site UOL carros), 4 voltas.

Volta mais rápida – Gerson Campos (Revista Carro), 55s200 na 10ª volta.

GRID DE LARGADA CHASSI NOVO

1) Gerson Campos (Revista Carro), 55s600;
2) Rodrigo Lara (Site UOL Carros), 56s310;
3) Rafael Freire (Revista MotorShow), 56s310;
4) Rodrigo Ribeiro (Site Webmotors), 56s630;
5) Denis Freire de Almeida (Portal R7), 57s010;
6) Diogo de Oliveira (Site Carsale), 57s320;
7) Roberto Assunção (Site Interpress Motor), 57s410;
8) Daniel Messeder (Revista Auto Esporte), 57s560;
9) Rodrigo Mora (Site IG Carros), 57s590;
10) Cesar Tizo (Revista Carro), 57s870;
11) Marcos Silva (Revista Auto & Técnica), 57s900;
12) Juliano Barata (Site Jalopnik), 58s000;
13) José Leme (Revista Car Magazine), 58s450;
14) Christian Sérgio (Programa Alta Rotação), 58s510;
15) Rodrigo Leite (Revista Car and Drive), 58s520;
16) Daniel Simonetti (FIAT), 58s570 - CONVIDADO
17) Cláudio de Souza (Site UOL carros), 58s740;
18) Alexandre Villela (Revista O Mecânico), 59ss890;
19) Ícaro Bedani (Revista Carro), 1min05s350;
20) Marcelo Povreslo (Auto Jornal), s/tempo 

RESULTADO PLACA PRETA, DILMA, FOCA

1) Roberto Silva (Site WebTranspo), 19 voltas em 16min40s560; VENCEDOR Placa Preta
2) J. Alberto Otazú (Auto Jornal), a 22s220; CONVIDADO
3) André Gomide (Jornal Veículos), a 27s770;
4) Luiz Pandini (Revista Club News), a 29s610;
5) Sérgio Quintanilha (Revista Motor Quatro), a 33s310;
6) Arthur Semedo (Jornal Publiracing), a 36s110;
7) Tite Simões (Site Best Cars), a 38s430;
8) Carolina Vilanova (Revista O Mecânico), a 42s900; VENCEDOR Dilma
9) Chico Reis (Revista Caminhoneiro), a 56s340;
10) Hairton Ponciano (Revista Auto Esporte), a 1 volta;
11) Rafael Casado (Auto Jornal), a 2s700; VENCEDOR Foca
12) Márcia Figueiral (Auto Jornal), a 7s700; CONVIDADA
13) Luciana Bulgarelli (Revista Car Stereo), a 12s100;
14) Alexandre Akashi (Jornal Oficina Brasil), a 18s350; 
15) Bruno Guerreiro (Revista Rod & Custom), a 2 voltas;
16) Larissa Florêncio (Site Carsale), a 3 voltas;
17) André Larangeira (Site Auto Estrada), a 6 voltas.

Melhor volta: Roberto Santos, na 14ª volta: 54s830

GRID DE LARGADA PLACA PRETA, DILMA, FOCA

1) Roberto Silva (Site WebTranspo), 55s070; Pole Position Placa Preta
2) Luiz Pandini (Revista Club News), 56s430;
3) J. Alberto Otazú (Auto Jornal), 56s520; CONVIDADO
4) Chico Reis (Revista Caminhoneiro), 56s610;
5) Sérgio Quintanilha (Revista Motor Quatro), 57s060;
6) André Gomide (Jornal Veículos), 57s230;
7) Rafael Casado (Auto Jornal), 57s350; Pole Position Foca
8) Tite Simões (Site Best Cars), 55s480;
9) Arthur Semedo (Jornal Publiracing), 57s750;
10) Carolina Vilanova (Revista O Mecânico), 58s300; Pole Position Dilma
11) Hairton Pociano (Revista Auto Esporte), 58s570;
12) Alexandre Akashi (Jornal Oficina Brasil), 58s630; 
13) Márcia Figueiral (Auto Jornal), 58s660; CONVIDADA
14) André Larangeira (Site Auto Estrada), 59s450;
15) Bruno Guerreiro (Revista Rod & Custom), 1min01s080;
16) Luciana Bulgarelli (Revista Car Stereo), 1min03s040;
17) Larissa Florêncio (Site Carsale), 1min06s350.

Apoio: FIAT, Kart Premium-Interlagos - www.premiuminterlagos.com.br, Inarco International Art - www.inarco.com.br, Corsa Racing, Cachaça Vitoriosa, Auto Jornal – O Dia a Dia motorizado, Alpie Escola de Pilotagem, Josi Pereira Fotografia, Revista Racing, Revista Speedway.

http://fizcaka.blogspot.com/

http://facebook.com/fizcaka

Nenhum comentário:

Postar um comentário