terça-feira, 13 de março de 2012

Deu Caka no Kart In Jaguaré

Rafael Munhoz (Chassi Novo), Hairton Ponciano Voz (Placa Preta), Marcos César Silva (Foca), Thelma Strutz (Dilma), e Bruno Favery (Aspone) foram os grandes vencedores da primeira etapa do II Campeonato Automotivo de Kart (Caka).

A maior algazarra do jornalismo automotivo voltou. No início do mês das chuvas foi disputada no maior kartódromo coberto do mundo, a primeira etapa do principal certame de jornalistas-pilotos de kart do planeta. Os vencedores da etapa inaugural do II Campeonato Automotivo de Kart (CAKA) no Kart In Jaguaré foram Rafael Munhoz (Revista motor Quatro), na categoria Chassi Novo, Hairton Ponciano Voz (Revista Auto Esporte), na dos velhos Placa Preta, Marcos César Silva (Revista Auto &Técnica), na dos novatos da Foca, Thelma Strutz (Jornal O Dia) entre as mulheres da Dilma, e Bruno Favery (Canopus/Printerpress), na categoria Aspone, novidade deste ano.

Em virtude do Salão de Genebra e de problemas particulares de vários jornalistas que haviam confirmado presença, o grid do GP Inarco/Cachaça Vitoriosa/Corsa ficou restrito a 23 participantes, o que não diminuiu o entusiasmo e as brincadeiras no happy-night automotivo.

A prova começou com a pole position de Gerson Campos (Yahoo/De carona), da categoria Chassi Novo, seguido de um surpreendente Hairton Ponciano Voz, pole da Placa Preta. O campeão da categoria dos veios Luiz Alberto Pandini (Porsche) obteve o quarto tempo na Geral, mas o primeiro entre os inscritos na Aspone, categoria que reúne assessores de imprensa de montadoras, importadoras e fabricantes do segmento automotivo. O melhor da Foca foi Marcos César, sétimo no grid, enquanto que a melhor mulher foi a convidada Thelma Strutz, em 22º lugar, ainda deixando um marmanjo para trás.

Durante a corrida não faltaram disputas, principalmente pela última colocação. Com muita determinação Marcos Garcia (MANN+HUMMEL/Printerpress) alcançou o seu objetivo e foi o primeiro piloto (sic) do ano a levar para casa o Troféu Mão de Pau, com ‘apenas’ três voltas de desvantagem para os primeiros 13 colocados. No alto do pódio, entre euforia e lágrimas de crocodilo, a emoção não lhe devolveu forças para exprimir em versos o que sentia, e apenas ergueu seu troféu heroicamente e foi ovacionado (ovos, mesmo) pela (in)feliz torcida.

Mas na frente também não faltou emoção. O grande vencedor do GP Inarco/Cachaça Vitoriosa/Corsa foi Rafael Munhoz, que suou bastante para garantir a primeira colocação a poucos metros da bandeirada. “Eu larguei em nono e nunca imaginei que ganharia. Mas, antes da corrida, eu consumi um ‘Pão de Queijo no Pal’ e isso me deu força extra!”, creditou o vencedor, que abriu as atividades na lanchonete do Kart In Jaguaré.
“No fim, a vitória do Gerson Campos bateu no Aro e eu consegui ganhar!”, comentou sobre o fato de o segundo colocado da categoria Chassi Novo ter se enroscado com Fábio Aro (Revista Auto Esporte) na última volta da corrida, perdendo a prova por três décimos de segundo.

Repetindo o bom desempenho do treino classifiatório Hairton Ponciano Voz foi o terceiro colocado na Geral, mas o grande vencedor entre os pilotos com mais de 40 anos de idade (Placa Preta), deixando André Gomide (Site Transponline) em quarto, oito segundos atrás.

“Finalmente, as coisas estão começando a melhorar para mim, prova de que a corrupção vale à pena. Em uma canetada só, o chefão do Caka mandou o Tite Simões (Site Best Cars) para uma categoria (Chassi Novo) e o Luiz Pandini para outra (Aspone)”. O campeão e o vice da categoria Placa Preta migraram de categoria em 2012, para tornarem as disputas mais equilibradas entre os ‘veinhos’.

“Além disso, trouxe a corrida para o lado da Editora Globo, facilitando o meu deslocamento. Eu, que nunca tinha entrado nesse kartódromo - apesar de ser um especialista no traçado da rotatória ali em frente -, saí de lá moído, mas satisfeito. Pode marcar outra lá”, exultou com as mãos na ‘cadeira’.

Já entre os novinhos, Marcos César aproveitou a sua experiência no ano passado na categoria Chassi Novo, para vencer pela primeira vez, deixando para trás um estreante, Arthur Caldeira (Infomoto).

“Fiquei muito feliz pela minha primeira vez... Nunca achei que iria chegar lá! E pegar “aquilo” na mão. Não tenho essa sensação desde a última vez que ganhei uma corrida de Atari”, vibrou o vencedor da categoria Foca pensando em seu gozo noturno mensal.

“Até mesmo minha esposa vibrou com essa vitória, mas antes disso, indagou-me: quanto pagou pelo troféu?”, confessou mostrando a credibilidade que tem em casa. “Só não rolou a sambadinha porque fiquei com receio de me sobressair em cima de um “certo piloto”, ex-Fórmula 1 e atual Fórmula Indy. É que nós, renomados pilotos do Caka, somos modestos, e sabemos que todo nosso talento é fruto de treino árduo, suor e muita garra! Quem sabe um dia aquele piloto possa chegar lá! E assim como nós, ter a honra de ser convidado para esse seleto grupo de gladiadores da velocidade”, discursou logo que desceu do pódio.

“Agradeço a toda organização, “os patrocinadores” e a todos os meus colegas-pilotos que com muita classe e habilidade, colaboram para fazer o Caka o melhor campeonato automotivo do mundo. Segue uma sugestão para o organizador: um kart com suspensão ativa, pois a pista estava muito ondulada. Acho que nós merecemos esse mimo!”, encerrou brevemente.

A sensação da segunda temporada do Caka é a nova categoria Aspone, criada após o clamor do segmento automotivo e que reúne assessores de imprensa de montadoras, importadoras e fabricantes do segmento automotivo. E o primeiro vencedor da modalidade foi Bruno Favery.

“Primeira participação no Caka e quem diria primeira vitória. Ao chegar ao kartódromo me impressionei com todos aqueles experientes pilotos trajados com seus bonitos macacões e capacetes personalizados, e logo pensei: isso aqui não é não brincadeira não”, afirmou negativamente.

“Pois é, mas como segue a história sempre surge um jovem para quebrar com a hegemonia dos “dinossauros”. E com muito suor, câimbras durante a corrida, trepidações excessivas que até hoje fazem minhas mãos tremerem, cruzei a linha de chegada em 1º na categoria Aspone”, vibrou o estreante.
“Parabéns pela organização, só espero na próxima poder dirigir um kart que não tenha um pino querendo me violentar durante a prova inteira”, disfarçou lubrificando o ‘pino de segurança’ para a corrida seguinte.
Repetindo a experiência e sucesso do ano passado, os troféus foram confeccionados pela Inarco International Art (www.inarco.com.br), maior fabricante de taças e láureas em geral do Brasil, e o sorteio de luvas, balaclavas e protetores cervicais da Corsa agitou toda a galera.

A confirmação da data e local da segunda etapa do Caka será anunciada em breve nos principais veículos de comunicação do mundo. Enquanto isto confira as fotos e vídeos nos links WWW.facebook.com/caka e http://fizcaka.blogspot.com/

II Campeonato Automotivo de Kart – Caka – Pontuação após a 1ª etapa
Categoria Chassi Novo

1) Rafael Munhoz (Revista Motor Quatro), 25 pontos;
2) Gerson Campos (Yahoo/De carona), 20;
3) Diogo de Oliveira (Revista Auto Esporte), 16;
4) Marcelo Povreslo (Auto Jornal), 14;
5) Daniel Messeder (Revista Auto Esporte), 12;
6) Rodrigo Mora (Site IG Carros), 10;

Categoria Placa Preta
1) Hairton Voz (Revista Auto Esporte), 25 pontos;
2) André Gomide (Site Transponline), 20;
3) Chico Reis (Revista Caminhoneiro), 16;
4) Guto de Oliveira (Auto Jornal), 14;
5) J. A. Otazú (Auto Jornal), 12;
6) Jorge Meditsch (Site Auto Estrada), 10;

Categoria Foca
1) Marcos Cesar Silva (Revista Auto&Técnica), 25 pontos;
2) Arthur Caldeira (Infomoto), 20;
3) Fábio Aro (Revista Auto Esporte), 16;
4) Cido Pinheiro (York), 14;
5) Sérgio Dias (Site Alpha Autos), 12;
6) Daniel Fideli (Site Carroonline), 10;

Categoria Aspone
1) Bruno Bruno Favry (Printerpress/Canopus), 25;
2) Rafael Casado (BMW), 20;
3) Luiz Alberto Pandini (Porsche), 16;
4) Marcos Garcia (Printerpress/MANN+HUMMEL), 14.

Sistema de pontuação: 25, 20, 16, 14, 12, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1.

GP Inarco/Cachaça Vitoriosa/Corsa
1ª etapa do II Campeonato Automotivo de Kart – Caka


RESULTADO

1) Rafael Munhoz (Revista Motor Quatro), 17voltas em 20min51s772; Vencedor Chassi Novo
2) Gerson Campos (Portal Yahoo), a 0s300;
3) Hairton Ponciano (Revista Auto Esporte), a 8s612; Vencedor Placa Preta
4) André Gomide (Site Transponline), a 16s577;
5) Diogo de Oliveira (Revista Auto Esporte), a 17s517;
6) Marcelo Povreslo (Auto Jornal), a 17s798;
7) Bruno Favry (Printerpress/Canopus), a 27s532; Vencedor Aspone
8) Rafael Casado (BMW), a 34s981;
9) Luiz Pandini (Porsche), a 35s250;
10) Chico Reis (Revista Caminhoneiro), a 41s008;
11) Marcos Silva (Revista Auto & Técnica), a 42s293; Vencedor Foca
12) Daniel Messeder (Revista Auto Esporte), a 51s103;
13) Arthur Caldeira (Infomoto), a 54s009;
14) Fábio Aro (Revista Auto Esporte), a 1 volta;
15) Cido Pinheiro (York), a 4s627;
16) Rodrigo Mora (Site IG Carros), a 6s082;
17) Guto de Oliveira (Auto Jornal), a 20s906;
18) J. A. Otazú (Auto Jornal), a 23s579;
19) Sergio Dias (Jornal Alpha Autos), a 30s293;
20) Jorge Meditsch (Site Autoestrada), a 31s349;
21) Daniel Fideli (Site Carroonline), a 58s057;
22) Thelma Strutz (Jornal O Dia), a 2 voltas; Vencedor Dilma – Convidada
23) Marcos Garcia (Printerpress/MANN+HUMMEL), a 3 voltas.

GRID DE LARGADA

01) Gerson Campos (Portal Yahoo), 57s594; Pole Position Chassi Novo
02) Hairton Ponciano (Revista Auto Esporte), 58s298; Pole Position Placa Preta
03) André Gomide (Site Transponline), 58s681;
04) Luiz Pandini (Porsche), 58s800; Pole Position Aspone
05) Marcelo Povreslo (Auto Jornal), 58s829;
06) Diogo de Oliveira (Revista Auto Esporte), 59s004;
07) Marcos Silva (Revista Auto & Técnica), 59s184; Pole Position Foca
08) Rafael Casado (BMW), 59s533;
09) Rafael Munhoz (Revista Motor Quatro), 59s605;
10) Daniel Messeder (Revista Auto Esporte), 59s687;
11) Guto de Oliveira (Auto Jornal), 59s760;
12) Bruno Favry (Printerpress/Canopus), 59s883;
13) Chico Reis (Revista Caminhoneiro), 59s918;
14) Fábio Aro (Revista Auto Esporte), 1min00s249;
15) J. A. Otazú (Auto Jornal), 1min00s601;
16) Rodrigo Mora (Site IG Carros), 1min02s784;
17) Arthur Caldeira (Infomoto), 1min04s055;
18) Jorge Meditsch (Site Autoestrada), 1min04s647;
19) Sergio Dias (Jornal Alpha Autos), 1min05s014;
20) Daniel Fideli (Site Carroonline), 1min05s551;
21) Cido Pinheiro (York), 1min06s558;
22) Thelma Strutz (Jornal O Dia), 1min09s876; Pole Position Dilma – Convidada
23) Marcos Garcia (Printerpress/ MANN+HUMMEL), 1min11s075.

Visite www.facebook.com/caka e http://fizcaka.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário