quinta-feira, 3 de maio de 2012

Caka Kart: Nova pista, novos vencedores


Juliano Barata (Site Jalopnik) na categoria Chassi Novo, André Gomide (revista Transpo), na Placa Preta, Fábio Aro (revista Auto Esporte), na Foca, Luiz Alberto Pandini (Porsche), na Aspone, e Fernanda Machado (Auto Jornal), na Dilma, foram os grandes vencedores do II GP Inarco/Cachaça Vitoriosa/Corsa.

Muita diversão e diversas disputas marcaram a segunda etapa do Caka – Campeonato Automotivo de Kart, disputada no simpático e agradável Pit Stop Kart. E para apimentar ainda mais a prova disputada no segundo kartódromo diferente nesta temporada, cinco novos vencedores subiram ao pódio: Juliano Barata (Site Jalopnik) na categoria Chassi Novo, André Gomide (revista Transpo), na Placa Preta, Fábio Aro (revista Auto Esporte), na Foca, Luiz Alberto Pandini (Porsche), na Aspone, e entre as mulheres Fernanda Machado (Auto Jornal), na Dilma.
Com um circuito bem curto, mas com boa média de velocidade pelas curvas rápidas e pelo menos quatro pontos de ultrapassagem, era importantíssimo largar da pole position, que foram conquistadas respectivamente por Juliano Barata (Chassi Novo) e André Gomide (Placa Preta), em uma bateria, e Luiz Pandini (Aspone), Fábio Aro (Foca) e Fernanda Machado (Dilma), na bateria complementar.

Na categoria dos experientes pilotos Chassi Novo, Juliano Barata mostrou que quer muito mais do que o vice-campeonato do ano passado. Largou da pole, estabeleceu a volta mais rápida e liderou de ponta a ponta. “O segredo foi colocar algumas bolinhas de naftalina no tanque do kart. Eu quase morri envenenado, mas o desespero de terminar logo a corrida e sair voando dali acabou ajudando”, comentou o voador Barata.
“Outra coisa que ajudou foi a “excelente” largada do Gerson Campos (Yahoo/Programa De carona). Ouvi dizer que ele teve dificuldades para engatar a “primeira” marcha, mas depois de perder 57 posições em três centímetros, ele se recuperou bem”, cutucou o vencedor em cima do líder do campeonato.

“Foi a minha primeira vitória no Caka. Gostaria de dedicá-la ao site Jalopnik, à revista Car and Driver e aos meus patrocinadores Balas Dulcora, Transbrasil e TV Tupi”, comemorou Juliano, que assumiu a vice-liderança do campeonato, ao lado de Rafael Munhoz (Motor Quatro).
Um desempenho impressionante, de causar inveja, foi de Alexandre Akashi (Auto Jornal), que largou do último lugar, andou sempre na última posição e recebeu a bandeirada ... no último posto. No entanto, foi o primeiro a subir no pódio, mas para receber o cobiçado e disputadíssimo troféu “Mão de Pau”.

Enquanto isto, entre os velhinhos da classe Placa Preta, André Gomide lembrava que um dia já foi piloto em fazia uma corrida com muita garra e tática. “Fui, vi, corri, me diverti  e venci!”, comemorou Gomide, que subiu ao pódio em todas as 10 etapas em que participou na gloriosa história do Campeonato Automotivo de Kart.

“Apesar do retrospecto altamente positivo da minha participação no Caka, estava faltando uma vitória no meu currículo. E vencer é sempre bom, mesmo que meus oponentes tenham fugido ao sentirem minha determinação em chegar na frente”, desdenhou, talvez se referindo a Hairton Ponciano (Revista Auto Esporte), até então líder do certame na categoria Placa Preta, mas que não compareceu na segunda etapa.

“A etapa foi uma das mais divertidas, pois além de não conhecer a pista, cheguei ao final corrida sem nenhuma dor, coisa rara na minha categoria, ou melhor, na minha  idade”, confessou o ancião da categoria Placa Preta.

“O traçado elaborado pela comissão organizadora especialmente para atender ao  Caka foi como uma luva, pois combinou muito com meu jeito de pilotar. Técnica e com duas curvas de alta, me fez lembrar  a época que acelerava um Passat 74 no antigo circuito de Interlagos em 1980 e fazia a Curva 1 de pé gravado, uma das maiores emoções da minha curta carreira de piloto. Mas confesso que no meio da prova quase parei para dar uma descansada pois como a pista era curta, parecia que a corrida não terminaria nunca”, lembrou, apontando que cada volta era cumprida – apesar do circuito curto! – em cerca de meio minuto.

Com o grid da Placa Preta reduzido, a maior diversão dos “véios” foi ensinar os meninos da Chassi Novo técnicas de antiultrapassagem.  “Larguei em quarto, mas pulei para terceiro e imprimi um ritmo “alucinante” para os padrões do circuito e deixei atrás de mim uma manada de cachorros raivosos que espremiam os seis cavalinhos do motor para tentar a ultrapassagem”, disse André.  Lá na frente a Barata Voadora fez valer os dois burrinhos a mais que tinha no motor e disparou na frente. O cara estava tão rápido em relação aos demais que por dois segundos não colocou uma volta no segundo colocado.   

Uma bandeirada amarela mudou todo o rumo da corrida. “Eu achei que era sinal para descansar e tirei o pé, momento em que três mocinhos altamente excitados chegaram na minha traseira, ou melhor, na do kart.  Por alguns minutos lembrei da minha infância em Goiás quando brincava de cercar frango”, brincou Gomide. 

Os meninos da Chassi Novo tentavam por todos os lados e não achavam espaço. “A solução foi ficar me cutucando atrás e como a  situação estava meio pornográfica e antes que alguém  começasse a pensar besteira sobre minha masculinidade, facilitei a passagem. Mas foi prazeroso - não os cutucões -, a disputa acirrada que mantivemos na pista”, encerrou o ancião.  
Campeão da Placa Preta no ano passado, o ancião Luiz Alberto Pandini teve a prerrogativa de mudar de categoria e foi para a nova Aspone atrás de novas conquistas. E não deixou pra menos. Largou da pole position e venceu a segunda bateria na Geral, contra adversários também da Foca e Dilma.

“Primeira vitória do ano. Caiu no colo: eu nunca venceria se o André Santos (Auto Jornal) não se acidentasse no finalzinho. O Nelson Piquet ganhou o GP do Canadá de 1991 depois que o Nigel Mansell parou na última volta. Na coletiva, falou que teve um orgasmo quando viu que ia vencer. Eu ganhei na Vila Prudente de um jeito parecido e não dei nenhuma declaração assim. Isso, claro, porque ninguém me procurou para entrevistas depois da corrida”, confessou ainda visivelmente excitado, ainda mais por ter assumido a liderança do campeonato.

Entre os estreantes e novatos, Fábio Aro largou da pole position da categoria Foca, passou por sustos e mesmo assim venceu. “Depois da tentativa de homicídio doloso do Cido Pinheiro (York), que me empurrou pra fora da curva em cima dos pneus, não sabia se eu continua ou parava pra fazer um B.O. (rs). Mas continuei e ganhei, coisa que nem eu sabia!”, declarou o atônito estreante, agora vice-líder do torneio, enquanto Marcos Cesar Silva (Revista Auto&Técnica) continua liderando.

Entre as donzelas, Fernanda Machado (Auto Jornal) aproveitou que era a estrela solitária da categoria Dilma e arrasou, largando da pole position, estabelecendo a volta mais rápida e vencendo de ponta a ponta. “Cheguei muito na frente?”, perguntou atônita a convidada.
Repetindo o sucesso do ano passado, o sorteio de luvas, balaclavas e protetores cervicais da Macacões Corsa agitou toda a galera. A entidade contemplada com a doação de alimentos não perecíveis foi a Casa da Criança de Santo Amaro, apresentada pela Inarco International Art (www.inarco.com.br), maior fabricante brasileiro de troféus, taças e afins, que confeccionou os troféus para os melhores jornalistas-pilotos do planeta.

A confirmação da data e local da segunda etapa do Caka será anunciada em breve nos principais veículos de comunicação do mundo. Enquanto isto confira as fotos e vídeos nos links WWW.facebook.com/caka e http://fizcaka.blogspot.com/

II Campeonato Automotivo de Kart – Caka – Pontuação após a 2ª etapa
Categoria Chassi Novo

1) Gerson Campos (Yahoo/De carona), 36;
2) Rafael Munhoz (Revista Motor Quatro), 25 pontos;
2) Juliano Barata (Site Japolinik), 25;
4) Marcelo Povreslo (Auto Jornal), 24;
5) Rodrigo Mora (Site IG Carros), 22;
6) Felipe Nóbrega (Jornal Folha de São Paulo), 20;
7) Diogo de Oliveira (Revista Auto Esporte), 16;
8) Rodrigo Lara (Site UOL), 14;
9) Daniel Messeder (Revista Auto Esporte), 12;
10) Rodrigo Ribeiro (Site Webmotors), 9;
11) Alexandre Akashi (Auto Jornal), 8.

Categoria Placa Preta

1) André Gomide (Site Transponline), 45;
2) Chico Reis (Revista Caminhoneiro), 36;
3) Hairton Voz (Revista Auto Esporte), 25 pontos;
4) Guto de Oliveira (Auto Jornal), 14;
5) Jorge Meditsch (Site Auto Estrada), 10.

Categoria Foca

1) Marcos Cesar Silva (Revista Auto&Técnica), 45 pontos;
2) Fábio Aro (Revista Auto Esporte), 41;
3) Daniel Fideli (Site Carroonline), 24;
4) Arthur Caldeira (Infomoto), 20;
5) Carlos Cereijo (Yahoo/De  carona), 16;
6) Sérgio Dias (Site Alpha Autos), 12.

Categoria Aspone

1) Luiz Alberto Pandini (Porsche), 41;
2) Rafael Casado (BMW), 40;
3) Bruno Bruno Favry (Printerpress/Canopus), 39;
4) Cido Pinheiro (York), 30;
5) Marcos Garcia (Printerpress/MANN+HUMMEL), 26.

Sistema de pontuação: 25, 20, 16, 14, 12, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1.

CORRIDA – CHASSI NOVO / PLACA PRETA
1) Juliano Barata (Site Jalopnik), 40 voltas em 20min22s61 – Vencedor ChassiN
2) Felipe Nóbrega (Jornal Folha de São Paulo), a 27s20
3) Gerson Campos (Portal Yahoo), a 1 volta
4) Rodrigo Lara (Site UOL), a 1 volta
5) André Gomide (Revista Transpo), a 1 volta – Vencedor Placa Preta
6) Rodrigo Mora (Site IG Carros), a 1 volta
7) Marcelo Povreslo (Auto Jornal), a 2 voltas
8) Francisco Reis (Revista Caminhoneiro), a 2 voltas
9) Rodrigo Ribeiro (Site Webmotors), a 2 voltas
10) Alexandre Akashi (Auto Jornal), a 3 voltas
MV: Juliano Barata (Site Jalopnik) – 29s53

GRID DE LARGADA – Chassi Novo e Placa Preta
1) Juliano Barata (Site Jalopnik), 30s12 – Pole Position Chassi Novo
2) Gerson Campos (Portal Yahoo), 30s53
3) Felipe Nóbrega (Jornal Folha de São Paulo), 30s55
4) André Gomide (Revista Transpo), 30s67 – Pole Position Placa Preta
5) Rodrigo Mora (Site IG Carros), 30s86
6) Rodrigo Lara (Site UOL), 30s94
7) Marcelo Povreslo (Auto Jornal), 31s10
8) Rodrigo Ribeiro (Site Webmotors), 31s42
9) Francisco Reis (Revista Caminhoneiro), 31s60
10) Alexandre Akashi (Auto Jornal), 31s85

CORRIDA – ASPONE / FOCA / DILMA
1) Luiz Pandini (Porsche), 37 voltas em 20min18s40; Vencedor Aspone
2) Rafael Casado (BMW), a 4s46
3) J. Alberto Otazú (Auto Jornal), a 6s93
4) André Santos (Auto Jornal), a 15s94 – CONVIDADO
5) Cido Pinheiro (York), a 1 volta
6) Bruno Favry (Printerpress/Canopus), a 2 voltas
7) Fábio Aro (Revista Auto Esporte), a 2 voltas; Vencedor Foca
8) Marcos Silva (Revista Auto & Técnica), a 2 voltas
9) Carlos Cereijo (Portal Yahoo), a 2 voltas
10) Daniel Fideli (Site Carroonline), a 3 voltas
11) Marcos Garcia (Printerpress/ MANN+HUMMEL), a 6 voltas
12) Fernanda Machado (Auto Jornal), a 8 voltas; Vencedora Dilma
MV: André Santos (Auto Jornal) – 29s72

GRID DE LARGADA – Aspone / Foca / Dilma
1) André Santos (Auto Jornal), 30s09
2) Luiz Pandini (Porsche), 30s50; Pole Position Aspone
3) Rafael Casado (BMW), 30s50
4) J. Alberto Otazú (Auto Jornal), 30s98
5) Bruno Favry (Printerpress/Canopus), 31s34
6) Fábio Aro (Revista Auto Esporte), 31s86; Pole Position Foca
7) Cido Pinheiro (York), 32s31
8) Marcos Silva (Revista Auto & Técnica), 32s50
9) Carlos Cereijo (Portal Yahoo), 33s00
10) Daniel Fideli (Site Carroonline), 33s28
11) Marcos Garcia (Printerpress/ MANN+HUMMEL), 33s92
12) Fernanda Machado (Auto Jornal), 36s88; Pole Position Dilma

Visite WWW.facebook.com/caka e http://fizcaka.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário