quarta-feira, 13 de julho de 2011

Caka bate recorde de participantes no Volkswagen Racing Night

Na abertura do segundo turno, João Gabriel Salgado (Chassi Novo), Geraldo Tite Simões (Placa Preta), Alexandre Akashi (Foca) e Carolina Vilanova (Dilma) começaram liderando. 

Nem a noite fria no Kartódromo Premium Interlagos diminuiu a temperatura da Volkswagen Racing Night, primeira etapa do segundo turno do Caka – Campeonato Automotivo de Kart. O apoio dos alemães estava por todas as partes: desde as faixas no pódio e nas curvas - que também serviam para frear o ímpeto dos jornalistas-kartistas mais apressados - até os comes e bebes. Era Espetinho de Carne Jetta pra cá, Vinagrete Passat acolá, Salada Gol pra lá e vários outros quitutes que fizeram a alegria dos pilotos em forma de... barril.

Na pista, foram muitas emoções. A primeira bateria reuniu alguns dos medalhões da categoria Chassi Novo, como o vencedor do primeiro turno Rodrigo Lara (Site UOL Carros). Ele enfrentou a concorrência de um piloto que chegou discretamente e logo conquistou seu espaço: Juliano Barata (Site Jalopnik), vulgo Baratão. O escriba com ascendência luso-coreana não fez burrices durante a prova e travou uma briga de galo com Lara pelo segundo lugar. 

"O cabo do acelerador do meu kart quebrou e tive de levá-lo 'na mão' antes de parar nos boxes", afirmou Rodrigo, numa clara demonstração de falta de humildade, culpando o pobre equipamento pela perda do segundo lugar. Ele acabou recebendo a bandeirada uma volta atrás, na oitava posição.

Juliano, por sua vez, deu sinais de que poderia assumir a ponta após superar Lara, mas não conseguiu chegar na liderança. "Meu kart estava bem rápido, parecia até que estava envenenado", disse Barata, um usuário compulsivo de Rodox e outros inseticidas.

Enquanto isso, o mineiro João Gabriel Salgado (Site Autoreview), que veio especialmente de Belo Horizonte para participar da corrida (Aplausos. Pronto, chega) abria uma confortável vantagem na liderança. Humilde, garantiu que nunca tinha andado no Templo Sagrado e que estava afastado do kart há quase dois anos, embora a gente não acredite em suas lorotas. 

“Participar e ainda vencer o Volkswagen Racing Night foi excepcional! A corrida foi muito boa, principalmente porque não consegui enxergar a pista de Interlagos. Percebi que estava tendo dificuldades de enxergar e logo na tarde seguinte passei por uma consulta no oftalmologista e, pasmem, estou mesmo cego! Da próxima vez vou correr de óculos com 4 graus. Será que vou correr melhor? Rumo ao recorde da pista! Os outros cakeiros que treinem bastante, pois quero ganhar de novo”, ameaçou o ceguinho mineirinho.

Como Salgado ganhou a prova com sobras, as atenções se voltaram para o pelotão intermediário. Fernando Campoi (piloto convidado da VW) honrou as cores da montadora germânica ao conquistar um honroso sexto lugar. A Volkswagen também marcou presença na rabeira do grid, conquistando as cinco últimas posições. O mais interessante é que justamente os três últimos cuidam, ou descuidam da frota de Imprensa!

Mas como a Volkswagen bancou a noite, o troféu Mão de Pau ficou com Rafael Dea (Revista Motorshow). “Já que o Eduardo Hiroshi (Jornal Agora), grande pretendente deste troféu, não pôde comparecer por medo do frio, acabei levando-o para casa’, declarou. Um prêmio bastante apropriado para um cara-de-pau como Dea.

Tite com mais apetite

Bem que o líder do Caka na categoria Placa Preta, Luiz Alberto Pandini (Revista Club News), tentou mais um golpe baixo. Avisou à polícia de Sampa para fazer uma blitz na avenida Interlagos e prender a moto do seu principal concorrente, Geraldo Tite Simões (Site Best Cars). Mas o velho jornalista, com anos de experiência em fuga, desviou o caminho e conseguiu chegar ao ‘Interlagos Karting Motor Speedway’. “Meus informantes avisaram sobre o comando da PM e consegui me livrar da cana dessa vez”, informou o Tite.

Na etapa passada Tite não compareceu porque a Policia Rodoviária o flagrou quando tentava trazer 10 kg de rapadura de Minas para São Paulo, sem nota fiscal. Dizem que ele foi denunciado pelo seu rival, o quase extinto Panda.

Nesta sexta etapa tudo deu certo e Tite satisfez seu apetite por vitórias. “Na largada fui surpreendido por uma coisinha de meio quilo que passou que nem um foguete, mas depois a pequena piloto rodou sozinha e fiquei mais tranquilo para vencer bem na estréia do meu novo macacão Corsa. Essa mocinha me lembrou uma jovem que conheci nos anos 30, Helé Nice, boa piloto...”.

Outra dificuldade enfrentada pelo veterano piloto foi o frio: “a artrite dói mais no frio, mas agradeço a organização do evento que levou cachecóis e gorros de lã para amenizar nosso sofrimento”, explicou o Tite. “O pior da baixa temperatura foi a demora para aquecer os pneus, rodei quase todas as voltas do treino e na corrida precisei tomar muito cuidado nas frenagens. Parecia que o piso estava molhado! Eu até levei os cobertores elétricos para os pneus, mas preferi usá-los nas minhas pernas pra amenizar a gota!”, confessou o vencedor da Placa Preta. 

Destaque para o ancião de 60 anos Jorge Medtisch (Site Auto Estrada), que mesmo com os seus mais de 100 quilos de peso, ainda conseguiu chegar à frente do peso pena Christian Gonçalves (Progr Alta Rotação), que ao completar 40 anos, decidiu migrar de categoria. E outro destaque para a participação do bigode mineiro João Euclides Salgado (Jornal da Savassi), que pagou sua passagem aérea BH/SP/BH, hotel e ainda trouxe pão de queijo para o organizador só pra correr de graça na categoria Placa Preta e também chegar na frente do Christian!

Na categoria Foca a vitória ficou novamente com o japonês voador Alexandre Akashi (Auto Jornal). “Foi divertido ver todo mundo rodando à minha frente; sorte a deles porque assim escaparam da vergonha de serem ultrapassados de forma tão fácil, pois meu kart estava excelente nesta etapa. Agradeço a Volkswagen, patrocinadora desta corrida, pelo churrasco oferecido; meus adversários se empolgaram e se empanturraram de carne e principalmente lingüiça, e ficaram doidos pra rodar a baiana”, afirma o vencedor do primeiro turno e agora já na frente do segundo turno entre os novatos.

“Mas, sem querer prejudicar ninguém, quero deixar um protesto contra esta organização ímpar que quase sempre encontra uma forma de dar o lugar de destaque na foto para o patrocinador. Lamentável. Porém, como desta vez a vitória conspirava ao meu favor, nem mesmo isso foi o suficiente para tirar de mim a glória da conquista da liderança deste honroso início de segundo turno do Caka”, apontou para o convidado Fabiano Severo (Volkswagen), que estava no degrau mais alto do pódio.

Entre as mulherzinhas da categoria Dilma, Márcia Figueiral venceu, mas também não pontua por correr como convidada. “Fiz uma corrida péssima, a pior da minha extensa e vitoriosa carreira de pilota. Mesmo correndo sozinha pelo campeonato, consegui chegar em segundo lugar!”, pontuou Carolina Vilanova (Revista O Mecânico). 

“No treino bati e rodei tanto que larguei em nono. E pra não perder o costume, na corrida, também bati e depois rodei de novo algumas vezes... e lá pelas tantas percebi que a grama do começo da reta oposta estava um pouco grande e fui aparar um pouco para ajudar a administração do kartódromo, o que me custou segundos preciosos.... Mas considerando que esse é um novo começo de campeonato, nada está perdido. Vamos buscar a vitória na próxima etapa!”, completou a campeão do primeiro turno e que já começa o segundo semestre liderando o segundo turno.

Novamente a Inarco International Art (www.inarco.com.br) confeccionou os troféus para os três primeiros colocados de cada categoria e para promover o nosso lema “Se beber não faça Caka. Se fizer Caka, beba”, foi distribuída a cachaça premium ‘Vitoriosa’ para os patrocinadores. Mantendo a tradição, ao final do encontro foi servido um bolo, desta vez com o logotipo da Volkswagen, para comemorar o aniversário de Christian Sérgio Gonçalves e André Gomide (Revista Transpo).

Os 38 participantes novamente concorreram ao sorteio de luvas, colares cervicais e balaclavas coloridas da Corsa Racing, e de anuários da Fórmula Truck, doados pela GG Editora.

Este texto teve um culpado. Em virtude do extraordinário crescimento do Caka, o jornalista nipo-brasileiro Vitor Matsubara (Site Revista 4 Rodas) pediu encarecidamente para ser o repórter e mostrar o seu conteúdo. Não sabemos se será agradável.

Confira as fotos desta etapa nos links WWW.facebook.com/caka e http://fizcaka.blogspot.com/
Confira todos os resultados:

6ª etapa do Campeonato Automotivo de Kart – Caka – Categoria Chassi Novo

1)    João Gabriel Salgado (Site Autoreview), 19 voltas em 16min59s090
2)    Juliano Barata (Site Jalopnik), a 7s800;
3)    Roberto Santos (Site Webtranspo), a 11s680;
4)    Roberto Assunção (Site Interpress Motor), a 33s720;
5)    Marcelo Povreslo (Auto Jornal), a 34s820;
6)    Fernando Campoi (Volkswagen), a 1min02s340; CONVIDADO
7)    Diogo de Oliveira (Revista Auto Esporte), a 1min02s640;
8)    Rodrigo Lara (Site UOL Carros), a 1 volta;
9)    Alexandre Villela (Revista O Mecânico), a 8s450;
10)  Marcos Silva (Revista Auto & Técnica), a 13s180;
11)  Rodrigo Mora (Site IG Carros), a 15s850;
12)  Márcio Murta (Revista Carro), a 44s480;
13)  Rafael Dea (Revista Motorshow), a 46s710;
14)  Regis Cavinato (CDN/VW), a 51s110; CONVIDADO
15)  Felipe Falasca Duarte (Volkswagen), a 52s020; CONVIDADO
16)  Márcio Barbosa (Volkswagen), a 2 voltas; CONVIDADO
17)  Juarez Silva (Volkswagen), a 20s240; CONVIDADO
18)  Pedro Dario (Volkswagen), a 38s670. CONVIDADO
Volta mais rápida: João Gabriel Salgado (Site Autoreview) – 54s620
Troféu Mão de Pau: Rafael Dea (Revista Motorshow)

GRID DE LARGADA
1)    João Gabriel Salgado (Site Autoreview), 55s570;
2)    Rodrigo Lara (Site UOL Carros), 55s630;
3)    Roberto Santos (Site Webtranspo), 55s730;
4)    Rodrigo Mora (Site IG Carros), 55s980;
5)    Juliano Barata (Site Jalopnik), 56s320;
6)    Marcelo Povreslo (Auto Jornal), 56s910;
7)    Márcio Murta (Revista Carro), 57s250;
8)    Roberto Assunção (Site Interpress Motor), 57s810;
9)    Diogo de Oliveira (Site Carsale), 58s490;
10)  Fernando Campoi (Volkswagen), 59s2000; CONVIDADO
11)  Alexandre Villela (Revista O Mecânico), 59s840;
12)  Marcos Silva (Revista Auto & Técnica), 59s860;
13)  Regis Cavinato (CDN/VW), 1min01s070; CONVIDADO
14)  Felipe Falasca Duarte (Volkswagen), 1min04s230; CONVIDADO
15)  Márcio Barbosa (Volkswagen), 1min05s920; CONVIDADO
16)  Rafael Déa (Revista Motorshow), 1min08s110;
17)  Pedro Dario (Volkswagen), 1min08s280; CONVIDADO
18)  Juarez Silva (Volkswagen), 1min10s980. CONVIDADO
6ª etapa do Campeonato Automotivo de Kart – Caka – Placa Preta, Dilma, Foca
1)    Tite Simões (Site Best Cars), 19 voltas em 17min07s770; Vencedor Placa Preta
2)    Fabiano Severo (Volkswagen), a 8s590; CONVIDADO
3)    Luiz Pandini (Revista Club News), a 17s330;
4)    André Gomide (Revista Transpo), a 24s080;
5)    Alexandre Akashi (Auto Jornal), a 31s920; Vencedor Foca
6)    Rafael Casado (Auto Jornal), a 38s350;
7)    Márcia Figueiral (Auto Jornal), a 38s670; CONVIDADA – Vencedora Dilma
8)    Arthur Semedo (Jornal Publiracing), a 40s620;
9)    Gilberto dos Santos (Volkswagen), a 55s700; CONVIDADO
10)  Bruno Guerreiro (Revista Rod&Custom), a 1 volta;
11)  Carlos Cereijo (Revista Carro), a 1s850;
12)  Hairton Ponciano (Revista Auto Esporte), a 7s710;
13)  Carolina Vilanova (Revista O Mecânico), a 15s240;
14)  João Euclides Salgado (Jornal da Savassi), a 47s580;
15)  Jorge Meditsch (Site Auto Estrada), a 53s510;
16)  André Deliberato (Revista Car and Drive), a 2 voltas;
17)  Michel Escanhola (Volkswagen), a 14s970; CONVIDADO
18)  Sérgio Dias (Jornal Alpha Autos), a27s380;
19)  Christian Gonçalves (Progr Alta Rotação), a 13 voltas;
20)  Anderson Gomes (Revista Auto&Técnica), a 17 voltas.
Melhor volta: Tite Simões (Site Best Cars) – 55s700
GRID DE LARGADA
1)    Anderson Gomes (Revista Auto&Técnica), 54s750; Pole Position Foca
2)    Tite Simões (Site Best Cars), 56s560; Pole Position Placa Preta
3)    Márcia Figueiral (Auto Jornal), 56s770; CONVIDADA - Pole Position Dilma
4)    Rafael Casado (Auto Jornal), 57s090;
5)    Fabiano Severo (Volkswagen), 57s110; CONVIDADO
6)    André Gomide (Revista Transpo), 57s200;
7)    Luiz Pandini (Revista Club News), 57s430;
8)    Arthur Semedo (Jornal Publiracing), 57s780;
9)    Carolina Vilanova (Revista O Mecânico), 58s370;
10)  Alexandre Akashi (Auto Jornal), 58s660;
11)  Hairton Ponciano (Revista Auto Esporte), 59s000;
12) Carlos Cereijo (Revista Carro), 59s040;
13)  Bruno Guerreiro (Revista Rod&Custom), 59s180;
14)  Michel Escanhola (Volkswagen), 59s480; CONVIDADO
15)  Gilberto dos Santos (Volkswagen), 59s670; CONVIDADO
16)  Christian Gonçalves (Progr Alta Rotação), 1min01s600;
17)  André Deliberato (Revista Car and Drive), 1min01s680;
18)  Jorge Meditsch (Site Auto Estrada), 1min04s310;
19)  João Euclides Salgado (Jornal da Savassi), 1min05s730;
20)  Sérgio Dias (Jornal Alpha Autos), 1min06s270.
Apoios: Kart Premium-Interlagos - www.premiuminterlagos.com.br, Inarco International Art - www.inarco.com.br, Corsa Racing, Cachaça Vitoriosa, Auto Jornal – O Dia a Dia motorizado, Alpie Escola de Pilotagem, Josi Pereira Fotografia, Revista Racing, Revista Speedway.


Nenhum comentário:

Postar um comentário