terça-feira, 27 de dezembro de 2011

CAKA: Brotam os campeões do 1º Campeonato Automotivo de Kart

Rodrigo Lara (UOL), Luiz Alberto Pandini (Revista Club News), Carolina Vilanova (Revista O Mecânico) e Alexandre Akashi (Auto Jornal), Larissa Florêncio (Site Carsale) foram os campeões das categorias Chassi Novo, Placa Preta, Dilma, Foca e Mão de Pau, respectivamente.

Depois de nove corridas realizadas de fevereiro até outubro, a Renault World Champion Fest marcou a última etapa do Campeonato Automotivo de Kart – Caka – no Kartódromo Premium – Interlagos, que laureou os campeões desta primeira temporada do mais divertido certame de jornalistas-pilotos do planeta.

Com a participação de 55 jornalistas especializados no segmento automotivo, o happy-night automotivo foi um sucesso e contou com os patrocínios de Fiat, FPT Powertrain, Volkswagen, Goodyear, Yokohama, Mercedes-Benz e Renault, e os apoios de Macacões Corsa, Cachaça Vitoriosa, Inarco, Escola de Pilotagem Alpie, Kartódromo Premium – Interlagos, Banda Clave de Rock e Sid Mosca Paint.

Chassi Novo
Na categoria Chassi Novo, que durante a temporada reuniu até 23 dublês de jornalistas e pilotos com alguma experiência em kart, o grande campeão foi Rodrigo Lara (UOL), que reuniu performance e números impressionantes. Ele venceu os dois turnos – o segundo empatado com Juliano Barata (Site Jalopnik) e João Gabriel Salgado (Site Autoreview), venceu quatro das 10 etapas, e largou duas vezes da pole position e estabeleceu duas voltas mais rápidas, a exemplo de seus rivais Gerson Campos (Revista Carro) e Marcelo Povreslo (Auto Jornal). Ele ainda teve o mérito de abrir a maior vantagem em uma prova, com 42s360 sobre Juliano Barata na oitava etapa, que garantiu o vice-campeonato. Nesta categoria, Lara e Roberto Assunção (Interpress Motor) participaram das 10 etapas.

“Apesar da minha fraca atuação na Renault World Champion Fest – nono colocado - estou muito feliz por ter conquistado o título do Caka. Foi um ano de muitas brincadeiras, piadas e velocidade e eu me sinto orgulhoso de ter fechado a temporada 2011 desta forma e ter conseguido meu principal objetivo: enganar todo mundo sobre minhas habilidades no kart. Tanto é que, após uma corrida ruim, os concorrentes sempre me abordam com a seguinte frase: “nossa, Lara, seu kart estava ruim, né?”, sorriu maliciosamente.

“Missão cumprida. Resta agradecer à Renault pelo ótimo evento, que fechou muito bem o ano do Caka, e aos principais responsáveis por esse campeonato ter ido tão bem: o mestre Otazú e seus capangas. E aguardo a concorrência para 2012, que deverá ser mais forte. As corridas calmas em Interlagos, pelo jeito, acabaram. Aguardem para ver do que eu sou capaz!”, desafiou.

Foca mostra evolução duvidosa e contestável
Sem experiência anterior em karts, os 13 pilotos da categoria Foca mostraram uma boa evolução durante a temporada. Alexandre Akashi (Auto Jornal) participou de todas as etapas e venceu o primeiro turno e depois se tornou campeão da temporada. Já Rafael Casado, que deixou de participar de duas etapas no primeiro turno, foi o campeão do segundo e ainda garantiu o vice-campeonato, muito festejado depois de vencer a Renault World Champion Fest por uma margem de apenas um décimo de segundo sobre o ex-piloto de F1 e F-Indy Roberto Pupo Moreno.

“Foi um prazer também disputar essa última prova contra o Felipe Nobrega (Jornal Folha de São Paulo) , já que o vencedor entre nós levaria o turno. O Alexandre Akashi (Auto jornal) já estava com o título praticamente garantido, então, minha vitória sobre ele foi apenas para humilhar um pouco e continuar tirando sarro”, brincou Rafael Casado, que venceu o segundo turno e terminou o campeonato como vice-campeão.

Alexandre Akashi não deixou por menos as suas comemorações. “A conquista do título foi uma Caka de primeira! Bem que tentei engatar segunda ou terceira, mas não achei a embreagem.... Então pensei: ah! É automático!!! Isso facilitou muito vencer diversas provas, principalmente no primeiro turno, que só tinha piloto nó cego e caolho. Já no segundo turno, meus adversários ficaram com fogo no rabo! Parabéns a eles, em especial ao (Rafael) Casado, que aprendeu até a fazer curva!”, declarou.

“A organização também merece destaque, pois nunca vi tanta gente junta fazendo Caka! É um Cakeiro de primeira esse tal de 8Azul! Muito bom mesmo! Aproveito para mandar um beijo para minha mãe, para o meu pai e para a minha noiva”, gargalhou o japoronga, que graduou-se para a categoria Chassi Novo em 2012.

Tite feliz com o título do segundo turno na Placa Preta
O velho (bota velho nisso...) piloto de motoserra Geraldo ‘Tite’ Simões (Site Best Cars) se mostrou feliz com a conquista do segundo turno da Caka, maior campeonato de kart de jornalista do sistema solar paulistano. Segundo ele “tive problemas no kart, que teve o acelerador travado, mas consegui terminar em quinto e ainda fiquei como vice-campeão geral, um resultado mais importante desde que fui campeão do torneio de canhotos daltônicos do oeste de Marília”, comemorou esfuziante o piloto da Placa Preta, que reúne anciões com mais de 40 anos. Aliás, a modalidade contou inclusive com o peso (mais de 100 quilos) de Jorge Meditsch, um sexagenário feliz com a vida.

Tite ainda elogiou o campeão, Luiz Alberto Pandini (Revista Club News), que mostrou muita competitividade, sem baixarias: “o bom de correr na Caka é este caráter de gentleman drivers, como aqueles rapazes que correm na Copa Porsche. Aliás, para 2012 vou sugerir a criação da Caka Korsche, com estofamento de couro e ar condicionado nos karts”, delirou o jornalista, que para 2012 promete estar melhor física e psicologicamente para buscar o título na Geral!

Outro que participou de todas as etapas, o campeão da Placa Preta - que agregou 11 ‘véios’ na temporada - Luiz Alberto Pandini estava muito feliz e visivelmente puxou o saco do organizador: “Parabéns ao Otazú pela organização do campeonato. A temporada foi muito boa, e não falo pelo meu resultado, mas porque a competição foi saudável e prazerosa. Acho que todo mundo se divertiu muito!”.

“Quanto a mim, terminar como campeão foi sensacional! Na prova final, minha maior dificuldade foi carregar todos os troféus, brindes e placas a que tive direito para dentro do carro!”, continuou “Panda”, que ainda emendou. “Outro momento legal foi a corrida extra com "Mãos de Pau e convidados", com largada "rali" e em ordem inversa ao grid. Só um pervertido como o Otazú para criar uma corrida assim!”, lembrou. “Passei anos sem vencer corrida alguma, mas as vitórias e títulos no Caka compensaram a espera. Parabéns a todos os outros campeões da temporada, incluindo primeiro e segundo turno. Estaremos de volta em 2012!”.

A saga da Dilma
Um grupo ainda pequeno, mas com muita garra e graça. A categoria Dilma teve sete meninas em seu grid e mostrou grandes batalhas – sem arrancar cabelos e unhar -, principalmente entre Carolina Vilanova (Revista O Mecânico), campeão do primeiro turno e do Geral e Luciana Bulgarelli (Revista Car & Stereo), campeão do segundo turno.

“Este segundo turno foi demais, fiquei muito contente com resultado! Acho que a Carol acabou exagerando nos petiscos oferecidos pelos patrocinadores e o kart ficou mais pesado. Por outro lado, no próximo campeonato, nós duas temos que fechar a boca e tomar cuidado com a pequena Larissa "peso pena" (Florêncio)! Aproveito para parabenizar todas as competidoras que, durante o ano, fizeram da categoria Dilma um sucesso!”, exultou Luciana Bulgarelli.

Grande incentivadora da criação da categoria Dilma, Carol Vilanova estava muito feliz com a vitória na prova final e com os seus prêmios. “A melhor coisa de ter ganhado o campeonato é a visita que farei ao alambique da Cachaça Vitoriosa. Eita coisa boa....”, soluçou etilicamente. “Mas no ano que vem tem mais, vou aproveitar para treinar com o (Sebastian) Vettel lá na Europa durante as férias para ver se consigo, como ele, ganhar o próximo campeonato por antecipação.Valeu para todos os competidores, somos todos vitoriosos (que nem a pinga)”.

Uma vez Mão de Pau, sempre Mão de Pau.
Uma categoria divertida. Para provocar brincadeiras, foi instituído o prêmio Mão de Pau ao piloto que ficasse em último em cada etapa. Ele tinha direito a subir sozinho ao primeiro pódio e receber um exclusivo troféu de madeira em forma de mão. E como é uma brincadeira, ninguém podia ganhar mais de uma vez. Os dez vencedores foram: Julia Ziwllig (Revista Transporte Mundial), Eduardo Hiroshi (Jornal Agora), Larissa Florêncio (Site Carsale), Cláudio Souza (Site UOL Carros), Rodrigo Ribeiro (Site Webmotors), Rafael Dea (Revista Motor Show), André Laranjeira (Site Auto Estrada), Alexandre Villela (Revista O Mecânico), Roberto Assunção (Site Interpress), Marcelo Povreslo (Auto Jornal).

Para descobrir quem era o Super Mão de Pau, estes pilotos foram participar de uma bateria especial. Após cinco minutos de treinos, o pole position Marcelo Povreslo teve que largar em último, enquanto que Roberto Assunção (Site Interpress), que havia feito o pior tempo, largou em primeiro. Ou seja, grid totalmente invertido e largada com diferença de cerca de cinco segundo entre os competidores.

No final, Roberto recebeu a bandeirada em primeiro. Mas ai veio a surpresa. O vencedor do Super Mão de Pau seria o último colocado. Apesar de ter sido a mais rápida da categoria, ela não teve tempo suficiente de se recuperar e, por apenas dois décimos de segundo, Larissa Florêncio ganhou duas estatuetas douradas do Super Mão de Pau 2011.

“Gostaria de agradecer a todos que me deram dicas de como pilotar um kart. Graças a vocês consegui conquistar esta disputadíssima posição. É com muito orgulho que finalizo a temporada e espero no próximo ano manter o meu brilhante desempenho. Afinal, os últimos ainda serão os primeiros!”, gargalhou a simpática menina.

Além dos troféus, todos os campeões – Rodrigo Lara, Luiz Alberto Pandini, Alexandre Akashi e Casrolina Vilanova - ganharam uma viagem com acompanhante para Guapé (MG), onde num final de semana ficarão hospedados à beira da represa de Furnas e terão a oportunidade de conhecer o alambique da Cachaça Vitoriosa. O campeão da categoria Chassi Novo também ganhou um curso de pilotagem da Alpie Escola de Pilotagem by Chevrolet e uma pintura personalizada de capacete na Sid Mosca Special Paint.

A pedido dos participantes e para pavor dos acompanhantes e assistente, em 2012 será disputado o II Campeonato Automotivo de Kart – Caka, com muito mais diversão e loucuras.

Confira as fotos e vídeos nos links WWW.facebook.com/caka e http://fizcaka.blogspot.com/

Classificação final do I Caka
Chassi Novo:
1) Rodrigo Lara (Site UOL Carros), 154
2) Juliano Barata (Site Jalopnik), 125
3) Daniel Messeder (Revista Auto Esporte), 98
4) Marcelo Povreslo (Auto Jornal), 97
5) Roberto Assunção (Site Interpress Motor), 85
6) Rodrigo Mora (Site IG Carros), 75
7) Gerson Campos (Revista Carro), 67
8) João Gabriel Salgado (Site Autoreview), 66
9) Diogo de Oliveira (Site Carsale), 66
10) Rafael Freire (Revista MotorShow), 63
11) Alexandre Villela (Revista O Mecânico), 63
12) Rodrigo Leite (Revista Car and Drive), 60
13) Marcio Murta (Revista Carro), 52
14) Rodrigo Ribeiro (Site Webmotors), 50
15) Marcos Silva (Revista Auto & Técnica), 38
16) José Leme (Revista Car Magazine), 28
17)Cláudio de Souza (Site UOL Carros), 19
18) Rafael Dea (Revista Motorshow), 18
19) Christian Sérgio (Programa Alta Rotação), 16
20) Denis Freire de Almeida (Portal R7), 12
21) Eduardo Hiroshi (Jornal Agora), 11
22) André Larangeira (Site Auto Estrada), 11
23) Cesar Tizo (Revista Carro), 6

Foca:
1) Alexandre Akashi (Jornal Oficina Brasil), 165
2) Rafael Casado (Auto Jornal), 152
3) Fábio Figueiredo (Revista O Carreteiro), 89
4) Felipe Nobrega (Jornal Folha de SP), 86
5) Bruno Guerreiro (Revista Rod & Custom), 79
6) Carlos Cereijo (Revista Carro), 63
7) André Deliberato (Revista Car and Drive), 52
8) Anderson Gomes (Revista Auto&Técnica), 40
9) Leandro Álvares (Jornal do Carro), 32
10) Icaro Bedani (Revista Carro), 28
11) Sérgio Dias (Jornal Alpha Autos), 25
12)Tarcisio Dias (Site Mecânica Online), 10
13) André Rinaldi (Auto Jornal), 7

Placa Preta
1) Luiz Pandini (Revista Club News), 177
2) Tite Simões (Site Best Cars), 145
3) André Gomide (Jornal Veículos), 108
4) Chico Reis (Revista Caminhoneiro), 107
5) Hairton Ponciano Voz (Revista Auto Esporte), 90
6) Artur Semedo (Jornal Publiracing), 86
7) Christian Gonçalves (Progr. Alta Rotação), 42
8) Jorge Meditsch (Site Auto Estrada), 39
9) João Euclides Salgado (Site Autoreview), 30
10) Roberto Santos (Site WebTranspo), 25
11) Sérgio Quintanilha (Revista Motor Quatro), 14

Dilma
1) Carolina Vilanova (Revista O Mecânico), 193
2) Luciana Bulgarelli (Revista Car Stereo), 182
3) Larissa Florêncio (Site Carsale), 101
4) Paula Scaquetti (Revista O Carreteiro), 48
5) Milene Rios (Jornal do Carro), 16
6) Ana Maria Rinaldi (Jornal Agora SP), 14
7) Julia Ziwllig (Revista Transporte Mundial), 12

Classificação Segundo Turno - Chassi Novo:
1) João Gabriel Salgado (Site Autoreview), 66, 2 vitórias
2) Rodrigo Lara (Site UOL Carros), 66, 1 vitória
3) Juliano Barata (Site Jalopnik), 66, nenhuma vitória
4) Roberto Santos (Site Webtranspo), 57
5) Gerson Campos (Revista Carro), 47
6) Marcelo Povreslo (Auto Jornal), 46
7) Roberto Assunção (Site Interpress Motor), 46
8) Marcio Murta (Revista Carro), 40
9) Daniel Messeder (Revista Auto Esporte), 38
10) Rodrigo Mora (Site IG Carros), 38
11) Rodrigo Leite (Revista Car and Drive), 31
12) Diogo de Oliveira (Site Carsale), 31
13) Alexandre Villela (Revista O Mecânico), 29
14) Marcos Silva (Revista Auto & Técnica), 24
15) Rodrigo Ribeiro (Site Webmotors), 21
16) Rafael Dea (Revista Motorshow), 12
17) André Larangeira (Site Auto Estrada), 1

Classificação Segundo Turno – Foca:
1) Rafael Casado (Auto Jornal), 90
2) Felipe Nobrega (Jornal Folha de SP), 86
3) Alexandre Akashi (Jornal Oficina Brasil), 67
4) Fábio Figueiredo (Revista O Carreteiro), 53
5) Carlos Cereijo (Revista Carro), 51
6) Anderson Gomes (Revista Auto&Técnica), 40
7) André Deliberato (Revista Car and Drive), 38
8) Icaro Bedani (Revista Carro), 28
9) Sérgio Dias (Jornal Alpha Autos), 25
10) Décio Rodrigues (Revista Driver), 20
11) Bruno Guerreiro (Revista Rod & Custom), 16
12) Leandro Álvares (Jornal do Carro), 12
13) André Rinaldi (Auto Jornal), 7
14) Tarcisio Dias (Site Mecânica Online), 0

Classificação Segundo Turno – Placa Preta
1) Tite Simões (Site Best Cars), 89
2) Luiz Pandini (Revista Club News), 79
3) André Gomide (Jornal Veículos), 72
4) Artur Semedo (Jornal Publiracing), 60
5) Hairton Ponciano Voz (Rev. Auto Esporte), 48
6) Chico Reis (Revista Caminhoneiro), 44
7) Christian Gonçalves (Progr. Alta Rotação), 42
8) Jorge Meditsch (Site Auto Estrada), 39
9) João Euclides Salgado (Jornal da Savassi), 30

Classificação Segundo Turno – Dilma
1) Luciana Bulgarelli (Revista Car Stereo), 95
2) Carolina Vilanova (Revista O Mecânico), 90
3) Paula Scaquetti (Revista O Carreteiro), 48
4) Larissa Florêncio (Site Carsale), 28
5) Ana Maria Rinaldi (Jornal Agora SP), 14

Confira as fotos e vídeos nos links WWW.facebook.com/caka e http://fizcaka.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário