Juliano
Barata (Site Jalopnik) na categoria Chassi Novo, André Gomide (revista
Transpo), na Placa Preta, Fábio Aro (revista Auto Esporte), na Foca, Luiz
Alberto Pandini (Porsche), na Aspone, e Fernanda Machado (Auto
Jornal), na Dilma, foram os grandes vencedores do II GP Inarco/Cachaça
Vitoriosa/Corsa.
Muita diversão e diversas disputas marcaram a segunda
etapa do Caka – Campeonato Automotivo de Kart, disputada no simpático e
agradável Pit Stop Kart. E para apimentar ainda mais a prova disputada no
segundo kartódromo diferente nesta temporada, cinco novos vencedores subiram ao
pódio: Juliano Barata (Site Jalopnik) na categoria Chassi Novo, André Gomide
(revista Transpo), na Placa Preta, Fábio Aro (revista Auto Esporte), na Foca,
Luiz Alberto Pandini (Porsche), na Aspone, e entre as mulheres Fernanda Machado (Auto
Jornal), na Dilma.
Com um circuito bem curto, mas com boa média de
velocidade pelas curvas rápidas e pelo menos quatro pontos de ultrapassagem,
era importantíssimo largar da pole position, que foram conquistadas
respectivamente por Juliano Barata (Chassi Novo) e André Gomide (Placa Preta),
em uma bateria, e Luiz Pandini (Aspone), Fábio Aro (Foca) e Fernanda Machado (Dilma),
na bateria complementar.
Na categoria dos experientes pilotos Chassi Novo,
Juliano Barata mostrou que quer muito mais do que o vice-campeonato do ano
passado. Largou da pole, estabeleceu a volta mais rápida e liderou de ponta a
ponta. “O segredo foi colocar algumas bolinhas de naftalina no tanque do kart.
Eu quase morri envenenado, mas o desespero de terminar logo a corrida e sair
voando dali acabou ajudando”, comentou o voador Barata.
“Outra coisa que ajudou foi a “excelente” largada do Gerson Campos (Yahoo/Programa
De carona). Ouvi dizer que ele teve dificuldades para engatar a “primeira”
marcha, mas depois de perder 57 posições em três centímetros, ele se
recuperou bem”, cutucou o vencedor em cima do líder do campeonato.
“Foi a minha primeira vitória no Caka. Gostaria de
dedicá-la ao site Jalopnik, à revista Car and Driver e aos meus patrocinadores
Balas Dulcora, Transbrasil e TV Tupi”, comemorou Juliano, que assumiu a
vice-liderança do campeonato, ao lado de Rafael Munhoz (Motor Quatro).
Um desempenho impressionante, de causar inveja, foi de
Alexandre Akashi (Auto Jornal), que largou do último lugar, andou sempre na
última posição e recebeu a bandeirada ... no último posto. No entanto, foi o
primeiro a subir no pódio, mas para receber o cobiçado e disputadíssimo troféu
“Mão de Pau”.
Enquanto isto, entre os velhinhos da classe Placa
Preta, André Gomide lembrava que um dia já foi piloto em fazia uma corrida com
muita garra e tática. “Fui, vi, corri, me diverti e venci!”, comemorou
Gomide, que subiu ao pódio em todas as 10 etapas em que participou na gloriosa
história do Campeonato Automotivo de Kart.
“Apesar do retrospecto altamente positivo da minha
participação no Caka, estava faltando uma vitória no meu currículo. E vencer é
sempre bom, mesmo que meus oponentes tenham fugido ao sentirem minha
determinação em chegar na frente”, desdenhou, talvez se referindo a Hairton
Ponciano (Revista Auto Esporte), até então líder do certame na categoria Placa
Preta, mas que não compareceu na segunda etapa.
“A etapa foi uma das mais divertidas, pois além de não
conhecer a pista, cheguei ao final corrida sem nenhuma dor, coisa rara na minha
categoria, ou melhor, na minha idade”, confessou o ancião da categoria
Placa Preta.
“O traçado elaborado pela comissão organizadora
especialmente para atender ao Caka foi como uma luva, pois combinou muito
com meu jeito de pilotar. Técnica e com duas curvas de alta, me fez
lembrar a época que acelerava um Passat 74 no antigo circuito de
Interlagos em 1980 e fazia a Curva 1 de pé gravado, uma das maiores emoções da
minha curta carreira de piloto. Mas confesso que no meio da prova quase parei
para dar uma descansada pois como a pista era curta, parecia que a corrida não
terminaria nunca”, lembrou, apontando que cada volta era cumprida – apesar do
circuito curto! – em cerca de meio minuto.
Com o grid da Placa Preta reduzido, a maior diversão
dos “véios” foi ensinar os meninos da Chassi Novo técnicas de
antiultrapassagem. “Larguei em quarto, mas pulei para terceiro e imprimi
um ritmo “alucinante” para os padrões do circuito e deixei atrás de mim uma
manada de cachorros raivosos que espremiam os seis cavalinhos do motor para
tentar a ultrapassagem”, disse André. Lá na frente a Barata Voadora fez
valer os dois burrinhos a mais que tinha no motor e disparou na frente. O cara
estava tão rápido em relação aos demais que por dois segundos não colocou uma
volta no segundo colocado.
Uma bandeirada amarela mudou todo o rumo da corrida.
“Eu achei que era sinal para descansar e tirei o pé, momento em que três
mocinhos altamente excitados chegaram na minha traseira, ou melhor, na do
kart. Por alguns minutos lembrei da minha infância em Goiás quando
brincava de cercar frango”, brincou Gomide.
Os meninos da Chassi Novo tentavam por todos os lados e
não achavam espaço. “A solução foi ficar me cutucando atrás e como a
situação estava meio pornográfica e antes que alguém começasse a pensar
besteira sobre minha masculinidade, facilitei a passagem. Mas foi prazeroso -
não os cutucões -, a disputa acirrada que mantivemos na pista”, encerrou o
ancião.
Campeão da Placa Preta no ano passado, o ancião Luiz
Alberto Pandini teve a prerrogativa de mudar de categoria e foi para a nova
Aspone atrás de novas conquistas. E não deixou pra menos. Largou da pole
position e venceu a segunda bateria na Geral, contra adversários também da Foca
e Dilma.
“Primeira vitória do ano. Caiu no colo: eu nunca
venceria se o André Santos
(Auto Jornal) não se acidentasse no finalzinho. O Nelson
Piquet ganhou o GP do Canadá de 1991 depois que o Nigel Mansell parou na última
volta. Na coletiva, falou que teve um orgasmo quando viu que ia vencer. Eu
ganhei na Vila Prudente de um jeito parecido e não dei nenhuma declaração
assim. Isso, claro, porque ninguém me procurou para entrevistas depois da
corrida”, confessou ainda visivelmente excitado, ainda mais por ter assumido a
liderança do campeonato.
Entre os estreantes e novatos, Fábio Aro largou da pole
position da categoria Foca, passou por sustos e mesmo assim venceu. “Depois da
tentativa de homicídio doloso do Cido Pinheiro
(York), que me empurrou pra fora da curva em cima dos pneus, não sabia
se eu continua ou parava pra fazer um B.O. (rs). Mas continuei e ganhei, coisa
que nem eu sabia!”, declarou o atônito estreante, agora vice-líder do torneio,
enquanto Marcos Cesar Silva
(Revista Auto&Técnica) continua liderando.
Entre as donzelas, Fernanda Machado (Auto
Jornal) aproveitou que era a estrela solitária da categoria Dilma e arrasou,
largando da pole position, estabelecendo a volta mais rápida e vencendo de
ponta a ponta. “Cheguei muito na frente?”, perguntou atônita a convidada.
Repetindo o sucesso do ano passado, o sorteio de luvas,
balaclavas e protetores cervicais da Macacões Corsa agitou toda a galera. A
entidade contemplada com a doação de alimentos não perecíveis foi a Casa da
Criança de Santo Amaro, apresentada pela Inarco International Art
(www.inarco.com.br), maior fabricante brasileiro de troféus, taças e afins, que
confeccionou os troféus para os melhores jornalistas-pilotos do planeta.
A confirmação da data e local da segunda etapa do Caka
será anunciada em breve nos principais veículos de comunicação do mundo.
Enquanto isto confira as fotos
e vídeos nos links WWW.facebook.com/caka e http://fizcaka.blogspot.com/
II
Campeonato Automotivo de Kart – Caka – Pontuação após a 2ª etapa
Categoria Chassi Novo
1)
Gerson Campos (Yahoo/De
carona), 36;
2)
Rafael Munhoz (Revista Motor Quatro), 25 pontos;
2)
Juliano Barata (Site Japolinik), 25;
4) Marcelo Povreslo (Auto
Jornal), 24;
5) Rodrigo Mora (Site IG Carros), 22;
6) Felipe Nóbrega (Jornal
Folha de São Paulo), 20;
7) Diogo de Oliveira
(Revista Auto Esporte), 16;
8) Rodrigo Lara (Site UOL), 14;
9) Daniel Messeder
(Revista Auto Esporte), 12;
10) Rodrigo Ribeiro (Site
Webmotors), 9;
11) Alexandre
Akashi (Auto Jornal), 8.
Categoria
Placa Preta
1)
André Gomide (Site Transponline), 45;
2)
Chico Reis (Revista Caminhoneiro), 36;
3)
Hairton Voz (Revista Auto Esporte), 25 pontos;
4) Guto de Oliveira (Auto
Jornal), 14;
5) Jorge Meditsch (Site
Auto Estrada), 10.
Categoria Foca
1)
Marcos Cesar Silva
(Revista Auto&Técnica), 45 pontos;
2)
Fábio Aro (Revista Auto Esporte), 41;
3)
Daniel Fideli (Site Carroonline), 24;
4) Arthur Caldeira
(Infomoto), 20;
5) Carlos Cereijo (Yahoo/De carona), 16;
6) Sérgio Dias (Site Alpha
Autos), 12.
Categoria Aspone
1) Luiz
Alberto Pandini (Porsche), 41;
2) Rafael
Casado (BMW), 40;
3)
Bruno Bruno Favry
(Printerpress/Canopus), 39;
4) Cido Pinheiro (York), 30;
5) Marcos Garcia (Printerpress/MANN+HUMMEL), 26.
Sistema de pontuação: 25,
20, 16, 14, 12, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1.
CORRIDA
– CHASSI NOVO / PLACA PRETA
1) Juliano Barata (Site Jalopnik), 40 voltas em
20min22s61 – Vencedor ChassiN
2) Felipe Nóbrega (Jornal Folha de São Paulo), a 27s20
3) Gerson
Campos (Portal Yahoo), a 1 volta
4) Rodrigo
Lara (Site UOL),
a 1 volta
5) André Gomide (Revista Transpo), a 1 volta – Vencedor
Placa Preta
6) Rodrigo Mora (Site IG Carros), a 1 volta
7) Marcelo Povreslo (Auto Jornal), a 2 voltas
8) Francisco
Reis (Revista Caminhoneiro), a 2 voltas
9) Rodrigo
Ribeiro (Site Webmotors), a 2 voltas
10) Alexandre Akashi (Auto Jornal), a 3 voltas
MV: Juliano Barata (Site Jalopnik) – 29s53
GRID
DE LARGADA – Chassi Novo e Placa Preta
1) Juliano Barata (Site Jalopnik), 30s12 – Pole
Position Chassi Novo
2) Gerson
Campos (Portal Yahoo), 30s53
3) Felipe Nóbrega (Jornal Folha de São Paulo), 30s55
4) André Gomide (Revista Transpo), 30s67 – Pole
Position Placa Preta
5) Rodrigo Mora (Site IG Carros), 30s86
6) Rodrigo
Lara (Site UOL),
30s94
7) Marcelo Povreslo (Auto Jornal), 31s10
8) Rodrigo
Ribeiro (Site Webmotors), 31s42
9) Francisco
Reis (Revista Caminhoneiro), 31s60
10) Alexandre Akashi (Auto Jornal), 31s85
CORRIDA
– ASPONE / FOCA / DILMA
1) Luiz Pandini (Porsche), 37 voltas em 20min18s40;
Vencedor Aspone
2) Rafael Casado (BMW), a 4s46
3) J. Alberto Otazú (Auto Jornal), a 6s93
4) André
Santos (Auto Jornal), a 15s94 – CONVIDADO
5) Cido Pinheiro (York), a 1 volta
6) Bruno Favry (Printerpress/Canopus), a 2 voltas
7) Fábio Aro (Revista Auto Esporte), a 2 voltas;
Vencedor Foca
8) Marcos Silva (Revista Auto & Técnica), a 2
voltas
9) Carlos Cereijo (Portal Yahoo), a 2 voltas
10) Daniel Fideli (Site Carroonline), a 3 voltas
11) Marcos
Garcia (Printerpress/ MANN+HUMMEL), a 6 voltas
12) Fernanda Machado (Auto Jornal), a 8 voltas;
Vencedora Dilma
MV: André
Santos (Auto Jornal) – 29s72
GRID
DE LARGADA – Aspone / Foca / Dilma
1) André
Santos (Auto Jornal), 30s09
2) Luiz Pandini (Porsche), 30s50; Pole Position Aspone
3) Rafael Casado (BMW), 30s50
4) J. Alberto Otazú (Auto Jornal), 30s98
5) Bruno Favry (Printerpress/Canopus), 31s34
6) Fábio Aro (Revista Auto Esporte), 31s86; Pole
Position Foca
7) Cido Pinheiro (York), 32s31
8) Marcos Silva (Revista Auto & Técnica), 32s50
9) Carlos Cereijo (Portal Yahoo), 33s00
10) Daniel Fideli (Site Carroonline), 33s28
11) Marcos
Garcia (Printerpress/ MANN+HUMMEL), 33s92
12) Fernanda Machado (Auto Jornal), 36s88; Pole Position
Dilma